O futuro do pensamento conservador, na reflexão de Gregory Wolfe

O excelente livro de Gregory Wolfe, A Beleza salvará o mundo, reflete sobre a importância das artes, faz o leitor refletir seriamente sobre o que é, de fato, a cultura, e ainda tem tempo para colocar a política no seu devido lugar:

“O último resquício de entusiasmo em relação ao conservadorismo como uma força política desapareceu pouco depois de me formar em Hillsdale. Eu estava na National Review, no verão e outono de 1980, durante a corrida presidencial para a eleição de Ronald Reagan. Por algum tempo depois da eleição, eu estava preso à euforia, mas no fundo já tinha seguido em frente. Os telefones na NR e em outras organizações conservadoras tocavam incessantemente em razão das brigas por cargos no novo governo, incluindo postos de trabalho em departamentos que estes baluartes tinham resolutamente se comprometido a abolir. Minha euforia evaporou, sendo substituída por algo próximo de repulsa moral.
(…)

Há ainda o lixo que vem com posicionamentos políticos e abusos verbais. Os conservadores caem em condenações gerais da modernidade, promovendo um tipo de arte que apenas imita o passado (e ainda o imita mal). Os liberais, mais abertos à cultura contemporânea, festejam o fato de que a maioria dos grandes escritores e pensadores católicos modernos que tratam de estética têm sido profundamente tradicionais no terreno da teologia. Citando o bordão de um romance de Kurt Vonnegut: ‘so it goes’.”

Num momento em que duas das nossas mais preciosas formas da comunicação, o discurso político e a razão em si, foram comprometidas pelo separatismo ideológico, a arte é uma das poucas coisas que ainda pode nos unir.

A piada é que, provavelmente, qualquer semelhança com a realidade é somente uma mera coincidência.

____________
– Gregory Wolfe, A Beleza salvará o mundo – recuperando o humano em uma era ideológica, Vide Editorial, 2015, págs. 48 e 53, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anti-spam device *